O QUE É ERGONOMIA?

Ergonomia é o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Uma ciência a serviço da qualidade de vida e do conforto no dia-a-dia, evitando fadiga, desconforto, dores e até mesmo lesões provocados pela má postura e por estações de trabalho projetadas e utilizadas de forma inadequada.

POSTURA NO TRABALHO Você já parou pra pensar que a sua postura no trabalho está diretamente ligada à produtividade? É isso mesmo. E quem prova isto é a Ergonomia.

MÀ POSTURA Tome uma posição para se sentir bem. Posições inadequadas causam dores e lesões que podem diminuir a sua concentração e a oxigenação muscular gerando desconforto geral para o corpo. Um exemplo são as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), muito freqüentes nos punhos, costas, pernas, ombros, pescoço, músculos e articulações. Além de bastante dolorosas, podem impedir você de trabalhar normalmente.Então, acomode-se bem, clique aqui e faça um teste rápido. Veja como andam os seus conhecimentos sobre postura e saúde

TRATAMENTOS Não esqueça! Jamais ignore os sintomas da má postura. Cansaço visual, desconforto, fadiga, dor de cabeça ou nos ombros são os alertas mais freqüentes.Consulte um médico especializado. AUTOMEDICAÇÃO, não cometa esse risco! Só exames e diagnósticos feitos por um médico especializado podem definir o medicamento certo para você. Em caso de dor postural ou desconforto crônico, procure um profissional e detalhe o que está sentindo.Automedicação é um perigo para a sua saúde e pode piorar o quadro clínico. Não se arrisque.

Alongamentos Veja como é simples relaxar e aliviar as tensões em poucos minutos.Estique-se para alcançar o melhor rendimento.Os males causados pela má postura podem ser diminuídos com a prática de alongamento durante a jornada de trabalho.

Antes dos exercícios, veja algumas dicas:* Concentre-se na musculatura que está alongando;* Mantenha uma pressão constante, sem balanços;* Fique de 15 a 20 segundos em cada etapa;* Respire naturalmente;* Respeite o seu limite;* Relaxe.Compatibilidade A palavra chave entre você e seu espaço de trabalho.








fonte: http://www.goldencross.com.br/