Conscientização sobre RUÍDO


No dia 29 de abril de 2009 (quarta-feira), Pindamonhangaba celebrou o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, com 1 minuto de silêncio, entre às 14h25 e 14h26 (horário de Brasília).
"Várias organizações, entidades e representantes de setores diversos do mundo promoveram esses 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído excessivo em nosso dia-a-dia. Assim, teremos a oportunidade de perceber a importância deste problema que atinge a todos nós", comenta a fonoaudióloga Aretusa Monteiro, do Cerest de Pindamonhangaba.
De acordo com ela, a palavra ruído significa “barulho, som ou poluição sonora não desejada”. Pode ser contínuo, intermitente ou de impacto e está presente no nosso dia-a-dia, inclusive no ambiente de trabalho.
“Um ruído intenso e por tempo prolongado pode causar perda da capacidade auditiva além de outras alterações orgânicas, como alterações digestivas, cardiológicas, neurológicas, psicológicas entre outras”, explicou. “O individuo exposto a ruído intenso e continuo deve fazer uso de protetor auricular, visando prevenir o surgimento de alterações auditivas e suas complicações”, concluiu a fonoaudióloga Aretusa, convidando a todos para participarem do minuto de silêncio na quarta-feira.