Fundacentro promove curso às pessoas com deficiência

Com o intuito de auxiliar a inserção dos trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho, a Fundacentro irá realizar de 2 a 16 de junho de 2009, o Curso de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, visando o aprimoramento técnico-científico dos profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador com relação a esta inclusão.

Muitos trabalhadores com deficiências transitórias ou permanentes enfrentam, ainda hoje, inúmeros empecilhos quando se trata de sua inserção no mercado de trabalho.

Em sua 2ª. edição, as metas do curso irão destacar a discussão de aspectos clínicos, psicossociais, trabalhistas e previdenciárias, com o propósito de dar suporte a esses trabalhadores. Serão abordados também temas como aspectos do meio ambiente e das atividades de trabalho, para estimular a reflexão sobre as formas de organização do trabalho e sua estruturação para atender às limitações desses trabalhadores.

O conteúdo programático foi elaborado de acordo com as necessidades estabelecidas e com o propósito de abrir um amplo debate de forma que sejam esclarecidas todas as questões e dúvidas referentes ao tema em destaque. O programa inclui assuntos voltados para a situação atual das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, funcionalidade e incapacidade, atividade do trabalho e o trabalhador, adversidade e o trabalho, dentre outros.

O corpo docente será formado por renomados profissionais da área, que vão orientar os participantes sobre como lidar com as diferentes situações encontradas no cotidiano de trabalho, e darão todo o suporte necessário para atuar de acordo com a demanda estabelecida pela classe.

A coordenação geral do curso está a cargo de Eliane Vainer Loeff, da Coordenação de Educação da Fundacentro, em parceria com Maria Maeno, pesquisadora do Serviço de Medicina da Fundacentro, e Myrian Matsuo, socióloga do Serviço de Sociologia / Psicologia da Fundacentro.

Serão 45 vagas, acrescida de mais cinco para a Fundacentro. Os alunos que obtiverem freqüência de 80% do curso receberão certificado de conclusão.

O curso ocorrerá todas as terças-feiras durante o mês de junho, dos dias 2 a 16, das 9h às 17h30, no Centro Técnico Nacional da Fundacentro, situado à rua Capote Valente 710 – Pinheiros, São Paulo.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail ced.cursos@fundacentro.gov.br, onde deverão ser enviados os dados pessoais, tais como, nome, profissão, empresa, e-mail e telefone. Para maiores informações entrar em contato pelos telefones: (11) 3066-6124 ou (11) 3066-6337, com Felipe ou Cleiton.
Fonte: Site FundaCentro