Quando há uma necessidade de mudança de desempenho dos colaboradores é comum pensar que a solução mais adequada é o treinamento. Sendo assim, contrata-se uma empresa ou ministra-se internamente um curso, para atualizar e “motivar” os funcionários.
O psicólogo organizacional e do trabalho aplica princípios e métodos oriundos da psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, desenvolver também a organização (através das pessoas).
No âmbito da Psicologia Organizacional, anteriormente conhecida como Psicologia Industrial, uma boa intervenção para melhor gestão dos recursos humanos é desenvolvida a partir de uma compreensão do clima e da cultura organizacional. Esses são fatores a serem identificados por entrevistas e questionários em uma amostra representativa dos diversos segmentos da empresa. O levantamento do clima organizacional é útil para esquadrinhar o momento atual vivido numa empresa e a percepção dele pelos seus funcionários, antes de levar adiante uma intervenção. Ela pode antecipar problemas ou indicar pontos fortes a serem explorados.
De maneira semelhante, ocorrerá a verificação da cultura organizacional. Ela fornece indicativos, por exemplo, da forma tradicional de resolução de problemas ou de relações de liderança ou comunicação dentro da organização. E, assim, apontará mais claramente que outros elementos devem ser alterados para favorecer uma intervenção bem sucedida. Pouco adiantará promover esforços para aumentar a segurança no trabalho, se a cultura compactua com os indivíduos que mantém o ritmo da produção, mesmo que para isso procedimentos de segurança sejam afrouxados.
Por fim, com tantos elementos assim a serem considerados, seria justo pensar que uma consultoria organizacional em gestão de pessoas é algo dispendioso. A relação custo X benefício deve ser analisada em relação aos efeitos da intervenção no curto e longo prazo, em fatores tangíveis, como melhoria de produção, e intangíveis, como melhoria de relações entre pares e superiores e subordinados ou até mesmo com o cliente. Nunca é demais lembrar que o elemento humano é fator diferencial numa organização, ao gerar soluções, movimentar o negócio e tornar mais próximas as relações com seu cliente. A função do Psicólogo Organizacional é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a subjetividade dos indivíduos, sem perder de vista sua inserção no contexto mais amplo da organização.
Camila C.R.Orlandini, Psicóloga
Fonte: www.psicologiavirtual.com.br